quinta-feira, 23 de abril de 2009


Outro ponto muito importante!!
O cliente tem que se sentir envolvido com o ambiente.O varejista deve utilizar estratégias para aguçar os sentidos do consumidor para que ele não sinta vontade de sair da loja. O cheiro, o local, a iluminação, sonorização e dentre outros fatores são importantes, e fazem a diferença quando trata-se de ação, que é levar o cliente à compra de determinado produto ou serviço.

Estratégia Varejista

Para você que tem um comércio varejista, é sempre bom responder à essas perguntas que irei relacionar a seguir para saber como vai o seu negócio, se há sentido em sua "existência".

  1. Para que existimos?
  2. Quem somos?
  3. Onde estamos?
  4. Como somos?
  5. Quem fomos e de onde viemos?
  6. Para onde vamos e quem queremos ser?
  7. O que fazer para chegar lá?

A partir destas perguntas é que deve-se analisar qual é a verdadeira missão da empresa, definir suas metas e objetivos, fazer uma avaliação interna e externa (pode recorrer à matriz s.w.o.t, mais conhecida como fofa) para saber seus pontos fortes e fracos, suas ameaças e oportunidades, selecionar o mercado, posicionar-se de acordo com a segmentação planejada, utilizar estratégias e táticas, para então, fazer o devido acompanhamento e reavaliações.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

"O markering viral é uma boa oportunidade para as empresas conhecerem mais os seus clientes, e trabalhá-los conforme seus desejos e necessidades."

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Marketing de Varejo

Quase todas as vezes que se ouve falar em varejo, a primeira imagem que vem na cabeça é o 'buteco da esquina' ou a padaria do 'Seu Zé'.